Uma ação conjunta das Polícias Federal e Militar resultou na apreensão de armas e dinheiro, além do cumprimento de mandados de prisão, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A operação, realizada nesta terça-feira, é parte de uma investigação sobre tráfico internacional de drogas, iniciada após a prisão de 15 bolivianos com 17 quilos de cocaína no ano anterior.
Foram executados 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em cidades como Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, São Paulo e Corumbá. Parte dos alvos já estava detida por ordens preventivas ou condenações anteriores relacionadas ao tráfico de drogas.
Até o momento, dois indivíduos foram presos e quatro armas, incluindo revólveres e um fuzil, foram confiscadas. Em uma residência em Santa Bárbara d’Oeste, a polícia encontrou dinheiro escondido em um compartimento secreto. A operação é um desdobramento de uma ação de 2025, quando bolivianos foram detidos em flagrante transportando cocaína em Limeira.
Os criminosos transportavam cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para o Brasil. A droga era ingerida em cápsulas por “mulas”, que viajavam de ônibus até São Paulo. Após a chegada, a cocaína era expelida em chácaras no interior paulista antes de ser distribuída. Durante a investigação, foi revelado que os imigrantes recebiam cerca de R$ 2 mil para transportar as cápsulas, com um dos envolvidos ingerindo mais de 120 unidades.
