Durante uma operação conjunta das Polícias Federal e Militar em Limeira, São Paulo, um homem identificado como gerente do tráfico internacional de drogas foi morto em um confronto com as autoridades. A ação, parte da Operação Expurgo, visava combater o tráfico de drogas com a execução de mandados de prisão e busca em várias cidades de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A operação, que começou na manhã desta terça-feira, envolveu mais de 50 policiais e cumpriu 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em cidades como Piracicaba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, São Paulo e Corumbá. Durante a ação, foram apreendidas armas e uma quantia de R$ 75 mil encontrada em um fundo falso de móveis em Santa Bárbara d’Oeste.
O suspeito, que possuía um mandado de prisão preventiva, tentou fugir de sua residência em uma chácara para uma área de mata. As buscas contaram com o apoio do canil da Polícia Militar e de um helicóptero. Durante o confronto, ele foi baleado e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos.
As investigações revelaram que o grupo criminoso trazia cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, utilizando pessoas como “mulas” para transportar a droga em cápsulas ingeridas. Em uma operação anterior, em 2025, bolivianos foram presos em flagrante em Limeira com 17 quilos de cocaína. Entre os envolvidos estavam adolescentes e uma gestante, todos usando documentos falsos.
