Botucatu, no interior de São Paulo, iniciou a campanha de vacinação em massa contra a dengue com a chegada de 30 mil das 80 mil doses previstas. A ação, que ocorrerá no próximo domingo, tem como objetivo imunizar até 50% da população entre 15 e 59 anos, utilizando a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A vacinação acontecerá em postos de saúde, no Espaço Saúde, na Escola Municipal Cardoso de Almeida, e em sistema drive-thru na Unesp de Rubião Júnior e na Fazenda Lageado.
As doses começaram a ser distribuídas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica de Botucatu. No dia da campanha, as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h, em um esquema especial de “Dia D”. A vacinação é parte de um estudo de imunidade conduzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a Unesp e o Ministério da Saúde.
Para receber a vacina, é necessário que os moradores atualizem seu cadastro na unidade de saúde de preferência e apresentem documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. A Secretaria de Saúde recomenda que pessoas entre 35 e 59 anos sejam vacinadas pela manhã, enquanto aquelas entre 15 e 34 anos devem procurar os postos à tarde. Menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável.
A expectativa é que a vacinação reduza em até 80% as internações e previna cerca de 50% dos óbitos relacionados à dengue. A escolha de Botucatu para esta campanha se deve ao sucesso de iniciativas anteriores, como a vacinação em massa contra a Covid-19 em 2021, que também foi pioneira no país.

