Botucatu será cenário de estudo pioneiro com vacina contra dengue do Butantan

Botucatu será cenário de estudo pioneiro com vacina contra dengue do Butantan

Botucatu, cidade do interior de São Paulo com 145 mil habitantes, foi escolhida para um novo estudo de imunização, desta vez contra a dengue. Após ter sido pioneira na vacinação em massa contra a Covid-19 em 2021, a cidade agora participa de um projeto que visa vacinar até 50% da população entre 15 e 59 anos com a vacina Butantan-DV. Este imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, foi recentemente aprovado pela Anvisa e será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação contra a dengue em Botucatu tem como objetivo avaliar a eficácia da Butantan-DV, uma vacina tetravalente que protege contra os quatro sorotipos do vírus. A Anvisa aprovou o imunizante, que demonstrou 74,7% de eficácia contra casos sintomáticos e 89% contra formas graves da doença. O estudo pretende vacinar uma parte significativa da população no primeiro trimestre de 2026 e acompanhar os resultados por até um ano e meio.

Em 2021, Botucatu destacou-se ao realizar uma vacinação em massa contra a Covid-19, utilizando a vacina AstraZeneca. Este projeto foi um marco, pois a cidade foi uma das poucas a vacinar toda a população adulta de uma só vez, permitindo uma análise detalhada da eficácia do imunizante. O médico infectologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp de Botucatu, coordenou a pesquisa na época.

O Ministério da Saúde planeja iniciar a campanha nacional de vacinação contra a dengue em 2026, começando com 1,3 milhão de doses. Inicialmente, profissionais da saúde e adultos entre 50 e 59 anos serão priorizados. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância de proteger os profissionais da atenção primária, que são a primeira linha de defesa contra a dengue.

A produção de novas doses pela parceria entre o Instituto Butantan e uma empresa chinesa é crucial para expandir a vacinação a toda a população. O ministro Padilha destacou a necessidade de aumentar a produção para atingir essa meta. O estudo em Botucatu servirá como base para futuras campanhas de vacinação em larga escala contra a dengue no Brasil.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/12/10/apos-imunizacao-em-massa-contra-covid-cidade-do-interior-de-sp-participa-de-estudo-com-nova-vacina-da-dengue-entenda-as-diferencas.ghtml

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *