A Prefeitura de Marília decidiu manter o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto com a Ric Ambiental. A decisão foi anunciada pelo prefeito Vinícius Camarinha em entrevista à TV TEM, após a empresa apresentar uma nova proposta que atendeu às exigências do município.
Em setembro, a prefeitura havia declarado a intenção de romper o contrato devido a irregularidades apontadas em um relatório técnico desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à USP. O documento destacou a falta de investimentos e contratações irregulares, além de uma subavaliação do valor do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
A Ric Ambiental, ao ser notificada sobre o possível rompimento, apresentou uma nova proposta que incluiu um aumento de R$ 40 milhões no valor da outorga, elevando o total para R$ 200 milhões. Além disso, o prazo de pagamento foi reduzido de sete para três anos. A empresa também se comprometeu a melhorar o atendimento ao consumidor e acelerar os investimentos em infraestrutura.
Segundo Camarinha, o novo acordo é benéfico para a cidade, pois atende a todas as exigências feitas pela prefeitura e pela FIA. Ele afirmou que a decisão de manter o contrato foi tomada para o bem da população de Marília, garantindo melhorias nos serviços prestados.

