O vereador Auro Octaviani, de Agudos (SP), obteve na Justiça o direito de reassumir seu posto na Câmara Municipal após ter sido afastado na última segunda-feira (20). A 2ª Vara de Agudos concedeu uma liminar favorável ao parlamentar, considerando que seu afastamento violava a legislação federal.
Octaviani foi afastado devido à abertura de uma comissão processante que investiga sua suposta participação em um grupo que teria tentado a cassação do prefeito de Agudos em 2019. O Ministério Público o acusa de integrar um esquema que oferecia propinas a vereadores para votarem pela destituição do então prefeito Altair Francisco da Silva.
O vereador é uma das 13 pessoas denunciadas na Operação Wotan, que investiga desvios de recursos públicos por meio de organizações sociais de saúde. Ele nega as acusações e declarou, em nota, que pretende esclarecer os fatos durante o processo judicial.
Além de Octaviani, outras pessoas são acusadas de crimes como associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro. As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, fazem parte da Operação Raio-X, que também ocorreu em Araçatuba (SP).
Slug: vereador-agudos-retorna-camara-decisao-judicial

